Descristalizar o mel


mel-cristaliza-artigoO mel é produzido pelas abelhas a partir dos néctares de flores e pode ser usado de diversas maneiras: puro, como xarope, em receitas de doces e salgados, em tratamento de beleza e de muitas outras formas. Uma frase que ficou popular é de que o mel cristalizado não é puro, porém é falsa. Saiba que o MEL PURO CRISTALIZA SIM! Esta é uma característica natural do mel puro. O mel puro tende a iniciar o processo de cristalização devido a vários fatores como:

CLIMA: temperatura abaixo de 12ºC inicia o processo de cristalização;

FLORADAS: condição relacionada à composição química do néctar que originou o mel;

ARMAZENAGEM, UMIDADE, ENTRE OUTROS…

A cristalização do mel consiste na separação de sua glicose, que é menos solúvel que a frutose e consequentemente na aglutinação dessas partículas transformando-se em pequenos cristais. O mel cristalizado mantém todas as propriedades nutricionais e energéticas, também permanece o sabor e o aroma do mel liquido. Tão logo colocando na boca seus cristais dissolvem-se facilmente! A cristalização ocorre de forma uniforme e gradual, tornando-se uma pasta macia, endurecendo com o tempo sem deixar manchas.

COMO DESCRISTALIZAR O MEL CORRETAMENTE:

Os cristais do mel retornam ao seu estado liquido quando colocados em banho-Maria a uma temperatura controlada de 45ºC. Simples assim!

“A cristalização não ocorre com o mel falso por conter, em sua maioria, açúcar de cana.”

Por fim mel puro cristalizado é saudável!
Compre somente produtos de qualidade e registrados pelo Ministério da Agricultura!